domingo, 22 de fevereiro de 2009

ESCRAVIDÃO



"No momento, nosso mundo de humanos é baseado no sofrimento e na destruição de milhões de seres não-humanos. Aperceber-se disso e fazer algo para mudar essa situação, por meios pessoais e públicos, requer uma mudança de percepção equivalente a uma conversão religiosa. Nada poderá jamais ser visto da mesma maneira, pois uma vez reconhecido o TERROR e a DOR de outras espécies, você irá, a menos que resista à conversão, ter consciência das permutações de sofrimento interminável em que se apóia a nossa sociedade." (Arthur Conan Doyle)


Hoje em dia, em todo o mundo, e maciçamente no Brasil, escravos são forçados a trabalhar e agir de acordo com a ordem de seus mestres. Como nós, estes escravos querem viver e serem livres. Mas, diferentemente de nós, estes são vistos como mera propriedade perante a lei.

Estamos falando dos animais não-humanos.

Vendemos e compramos suas vidas como se fossem meros produtos destituídos de interesses e sensibilidade;

Roubamos toda sua dignidade, os forçando a fazer números em circos, torturando-os em rodeios e retirando-os de sua família e seu habitat para trancafiá-los dentro de cercados nos zoológicos;

Forçamos sua procriação e roubamos seus filhotes para nos fazerem companhia;

Testamos nossa curiosidade científica neles, mas com o objetivo único de beneficiar a nós mesmos;

Os criamos, engordamos e assassinamos para nos servirem de alimento ou somente para assassiná-los e arrancar sua pele.

Em outras palavras: nós os usamos. Fazemos deles nossos escravos, coisas sem interesses ou sentimentos. Pensar que eles estão aqui para nosso proveito é tão sensível quanto o que pensavam os colonizadores a respeito dos índios, os brancos sobre os negros, os nazistas sobre os judeus.

A vida dos animais não-humanos pertence a eles mesmos, não a nós! Como nós, eles possuem o interesse básico de não serem propriedade de ninguém. E, exatamente como nós, eles não abririam mão desse interesse por nada nesse mundo! Trata-se então de um direito deles e não um favor que devemos fazer.

No século XIX, os negros se rebelaram contra a tirania dos brancos – a luta contra o racismo. No século XX, as mulheres se uniram contra a tirania dos homens – a luta contra o sexismo. Cabe a pessoas sensatas e respeitosas como você decidir se o século XXI poderemos nos unir pelo bem de seres que não são capazes de se organizar: os animais não-humanos. Essa é a luta contra o especismo, a discriminação de espécies.

E para traçar o caminho da abolição, é necessário dar o primeiro passo: boicotar as empresas responsáveis por essa escravidão. Ninguém precisa comprar couro, nem poodles, nem ir a zoológicos. Ninguém precisa comer produtos de origem animal, todos podemos deixar de comprar produtos testados em animais e adotar animais que foram abandonados nas ruas. Chama-se VEGANISMO este ato abolicionista que é feito diariamente.

Conte com nosso apoio na sua transição para o veganismo!

Fonte: GATO NEGRO NÚCLEO DE LIBERTAÇÃO ANIMAL
http://www.gato-negro.org


"Os animais existem por suas próprias razões.
Eles não foram feitos para humanos,
assim como negros não foram feitos para brancos
ou mulheres para os homens."
(Alice Walker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário