quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O QUE É VEGANISMO?


Veganismo é uma filosofia e um estilo de vida baseados no respeito aos outros animais. Veganos entendem que criaturas sencientes tem seus próprios interesses, entre os quais o principal e mais óbvio deles: continuarem vivos.

Por esse motivo, os veganos buscam abolir o consumo de
quaisquer produtos de origem animal, sejam eles alimentares ou não. Veganos são, por definição, vegetarianos, ou seja, não consomem nenhum tipo de produto de origem animal em sua alimentação (carnes bovina, suína, de aves, de peixes, de invertebrados, ovos, leite e derivados, mel, gelatina, etc.).

Veganos também buscam não utilizar produtos que tenham sido testados em animais ou produzidos utilizando-se ingredientes ou processos produtivos que envolvam animais, o que se estende ao vestuário (restrição ao uso de couro, peles, lã, seda, etc.), ao entretenimento (restrição aos circos com animais, rodeios, zoológicos, rinhas, farras-do-boi, vaquejadas, etc.) e ao uso de
animais em rituais religiosos.

Os fundamentos do veganismo são basicamente éticos: o reconhecimento de que
animais possuem o direito à vida e ao bem-estar, e que não temos o direito de explorá-los de forma alguma. Veganos também se preocupam com o meio ambiente e divulgam ativamente as consequências da pecuária para o processo de devastação de florestas, a poluição do solo, das águas, o efeito estufa e outros impactos que atingem animais humanos e não-humanos.

Veganos também estão, frequentemente, envolvidos com a causa
animal, pois acreditam que apenas se abster de lhes causar mal não é suficiente, que se faz necessário lutar por seus direitos.

O dia 1º de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day", em inglês), que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação.

"O veganismo é aquilo que cada um de nós pode fazer já. O veganismo não é uma mera questão de dieta; é um compromisso moral e político com a abolição da exploração animal no nível individual.” (Gary Francione)

Nenhum comentário:

Postar um comentário