
O parlamento da CATALUNHA proibiu em 28/07/2010 as corridas de touros naquela região autônoma no nordeste da Espanha a partir de 1º de Janeiro de 2012.
Com 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções, o parlamento catalão aprovou a iniciativa legislativa popular, proposta por 180 000 cidadãos, que pediam a proibição das touradas, considerada uma das marcas culturais de Espanha.
A TOURADA é um espetáculo tradicional em Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espetáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica.
A maior praça de touros do mundo é a "Plaza de Toros México" localizada na cidade do México e a maior praça europeia é a "Plaza de Toros de las Ventas", em Madri. Numa tourada, todos os touros têm pelo menos quatro anos de idade. Quando os touros lidados ainda não fizeram os 4 anos diz-se que é uma novilhada.
Grupos de defesa dos direitos animais abominam a prática da tourada, pois consideram-na um ato de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas. Trata-se de uma prática bárbara e desprovida de respeito à vida; uma verdadeira aberração!
É realmente inacreditável e inaceitável que em pleno século XXI um "espetáculo" degradante de tortura continue a ser chamado de cultura ou tradição!
Finalmente a Catalunha provando estar a frente de tudo na Espanha, aprovou essa lei humanista tão importante, que esperamos sirva de exemplo e estímulo para os outros países que continuam com essa prática vergonhosa e terrível que causa tanto sofrimento aos pobres animais indefesos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário