terça-feira, 7 de outubro de 2008

LIBERTAÇÃO PARA OS ANIMAIS DA TERRA ! PELO FIM DA ESCRAVIDÃO!


“ Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” - Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)

Felizmente, a cada dia é maior o número de pessoas conscientes da urgência de transformação em nossos hábitos cotidianos, visando a preservação do meio ambiente. Muitos grupos e indivíduos trabalham hoje, incansavelmente, empenhados em reverter o quadro de destruição alarmante do qual nosso planeta tem sido vítima. Nos últimos tempos, a devastação da natureza atingiu proporções catastróficas e tornou-se imprescindível que cada um de nós tome para si sua cota de responsabilidade na transformação desta realidade.
Ao lançarmos um olhar mais atento a estas questões ambientais, inevitavelmente nos deparamos com a triste condição dos animais não-humanos em nosso planeta.
Desde épocas remotas nossos amigos animais têm sofrido silenciosamente, vítimas de uma infinidade de maus tratos e crueldades praticadas pelos seres humanos. O mais preocupante é que toda a exploração e dor infligidas a estes indefesos seres têm sido “justificadas” e consideradas “aceitáveis” em nome do “bem estar” dos humanos. A visão antropocêntrica que domina nossa sociedade tem bases religiosas patriarcais e está tão profundamente arraigada em nossa maneira de agir e de pensar que sequer paramos para questioná-la. A agonia de nossos irmãos animais que se estende desde a indústria da carne até a terrível vivisecção, passando pelo comércio de peles, rodeios, caçadas, touradas, entre outros, é descaradamente negligenciada tanto a nível individual quanto coletivo. O holocausto animal é uma realidade brutal em nosso planeta e todos os que tenham consciência deste fato precisam mobilizar-se urgentemente para que a verdade venha à tona e um grande número de pessoas seja conscientizado a respeito.
É importante que fique bem claro o quão equivocada tem sido esta linha de pensamento e ação que considera os animais não humanos como simples objetos a serem utilizados por nós. A paz e a justiça que tanto ansiamos ver na Terra não poderá existir enquanto o reino animal estiver sendo tratado com tamanha violência e descaso. A harmonia que sonhamos virá quando começarmos a semeá-la em nossa relação com o mundo a nossa volta e suas diferentes formas de vida. Precisamos nos lembrar sempre que nosso papel como seres inteligentes, líderes na escala evolutiva no planeta, nunca foi o de explorar e dizimar a vida animal em “benefício” próprio e sim o de proteger e colaborar com a preservação de todas as espécies em evolução na Terra, pois todos os seres sencientes, humanos e não humanos são capazes de SENTIR.
A boa notícia é que temos o poder de transformar esta terrível realidade e fazemos isso adotando algumas mudanças em nossos hábitos diários como por exemplo, revendo nossos hábitos alimentares, não comprando produtos de empresas que exploram animais, divulgando para os amigos serviços que os beneficiem, boicotando todo tipo de entretenimento que os “utilizem”, colaborando com instituições de proteção aos animais, denunciando situações de maus tratos, etc...Pequenas mudanças que fazem a grande diferença!
E finalmente, com a consciência da unidade inerente a toda vida, construiremos uma nova Terra, compreendendo que ao cuidarmos com amor de todas as espécies, estaremos salvando nossa própria espécie da destruição ou, nas palavras do filósofo Peter Singer, autor do best-seller “Libertação animal”:

“Lembremos que libertação animal implica, conseqüentemente, em libertação humana!”

Caso você queira ajudar a esta causa fazendo a sua parte, e saber mais sobre o assunto acesse:

http://www.direitosanimais.org/


Por Claudia Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário